Share |

História

Parque Nacional

Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional.

Jericoacoara tornou-se muito popular entre os mochileiros e viajantes mais aventureiros que procuravam por lugares desconhecidos e raros. Em 1994, o Jornal Washington Post nomeou Jericoacoara como uma das 10 praias mais belas do mundo. Desde então, a pequena vila de pescadores vem crescendo lentamente. Entretanto, devido às limitações impostas pela lei, o visitante não encontrará construções maiores ou grandes hotéis.

O Nome


Existem muitas versões para a origem do nome de Jericoacoara. A mais provável é que ele seja uma combinação de palavras da língua indígena Tupi Guarani. Yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), significam "o buraco das tartarugas". Isto se refere ao fato de Jericoacoara ser um lugar onde as tartarugas marinhas vêm para cavar os buracos e deixarem os seus ovos.

Alguns pescadores antigos alegam, entretanto, que o nome vem do formato do "Serrote" (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.